7 ferramentas populares para desenvolvimento de apps

7 ferramentas populares para desenvolvimento de apps

Desenvolver um aplicativo para cada plataforma móvel existente requer o conhecimento de uma ampla variedade de linguagens de programação

Felizmente, as ferramentas “cross-platform” surgiram para ajudar os desenvolvedores em suas rotinas de programação já considerando o nível de personalização que o app vai ter e a estratégia de monetização para que o projeto seja rentável. Confira estas 7 ferramentas populares para desenvolvimento de apps:

PhoneGap

Sem dúvida a mais popular ferramenta cross-plataform, o PhoneGap (também conhecido como Apache Cordova) facilita muito acesso e utilização para desenvolvedores iniciantes. Por ser gratuito e ter código aberto, sua biblioteca de plugins está liberada para utilização.

Appcelerator

Appcelerator tem uma API baseada em JavaScript que acompanha recursos de interface nativa. Enquanto o desenvolvedor executa o código em Java, o Appcelerator trabalha nos elementos de interface nativos, auxiliando no desempenho do aplicativo. O uso do JavaScript padroniza o desenvolvimento em todas as plataformas, e o Appcelerator oferece aos desenvolvedores várias funcionalidades adicionais, tais como analytics e BaaS (backend-as-a-service).

Rhomobile

O framework integrado do Rhomobile utiliza Ruby para tornar os aplicativos compatíveis com múltiplas plataformas. Rhomobile também oferece suporte para desenvolvedores iniciantes e recursos extras como RhoHub e RhoSync.

Xamarin

Para os desenvolvedores mais avançados, o Xamarin é uma plataforma baseada em C# que permite o desenvolvimento multi-plataforma para iOS e Android. O seu código é executado em um framework .NET antes de compilar, e depois retorna ao código padrão para iOS e Android, facilitando o trabalho de grandes equipes e projetos mais complexos.

Unity

A Unity é uma ferramenta de desenvolvimento multi-plataforma focada em games, uma combinação perfeita entre game engine e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), que permite aos desenvolvedores usar UnityScript (custom sintaxe ECMAScript), C #, ou Boo (baseado em Python). Se destaca pelo alto desempenho e uma variedade de APIs para otimizar a experiência final.

SENCHA

Usando HTML5, Sencha é um framework para construção de aplicações web que imitam a aparência de aplicativos nativos. Quando utilizado em conjunto com PhoneGap, o Sencha garante acesso a APIs de nível dispositivo que não estão disponíveis para aplicações web de outra forma. Tal como acontece com PhoneGap, os desenvolvedores devem se atentar às métricas de desempenho.

Cocos2d

Cocos2d é uma coleção de frameworks open source que permite aos desenvolvedores criar jogos multi-plataforma e aplicativos. É composto por 4 frameworks principais: Cocos2d-X (C ++ / Javascript / Lua), Cocos2d-XNA (XNA em C#), Cocos2D-ObjC (Xcode, Objective-C), Cocos2d (Python).

Outras ferramentas

Há muitas outras ferramentas de desenvolvimento disponíveis. Desenvolvedores devem pesquisar e explorar até encontrar uma que se identifiquem e funcione para o seu projeto. Vale a pena ficar de olho no IONIC, um framework que usa AngularJS para criar aplicações com um visual muito similar ao de apps nativos, as possibilidades de utilização do Python e a atual tendência de aplicativos em HTML5, mais ferramentas com front-end baseadas em framework devem surgir em um futuro próximo.

Acompanhe os fóruns de desenvolvedores para opinar, discutir, aprender muito, e certifique-se de fazer um bom planejamento antes de escolher a sua ferramenta!


Cursos com desconto e sugestões para aprender: Mobile Games – Produção, Lançamento e Distribuição

Saiba Mais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *