Aplicativos x Web Móvel: Como, quando e para que são utilizados?

Embora não seja a primeira e nem a única pesquisa na área, essa é mais sutil do que a maioria, procura chegar à psicologia do consumidor e à lógica por trás dos diferentes tipos de uso

Durante uma pesquisa observou-se 2.011 proprietários de smartphones nos EUA, maiores de 18 anos, comparando a utilização de Aplicativos x Web Móvel.

O que se descobriu foi que a utilização de aplicativos ocupam a maior parte do tempo do usuário. Para ser mais exato, 61% dos usuários de smartphones acessam seus navegadores pelo menos uma vez por dia, gastando uma média de 31 minutos no total.

Em geral os usuários têm muitos aplicativos instalados em seus telefones, mas raramente usam a maioria deles. Mais da metade dos proprietários de smartphones têm entre 40 e 70 apps instalados em seus dispositivos, porém muitos usam somente de 4 a 6 aplicações por dia. Isso reflete uma pesquisa anterior da comScore que afirmava que 80% por cento do tempo é gasto com apenas três aplicativos para cada usuário.

Mobile Apps Category (Portuguese)728x90

O novo estudo realizado pela Millward Brown argumenta que os consumidores em muitos casos estão ansiosos para limpar os aplicativos menos utilizados, ou aqueles que estão de alguma forma abaixo do desempenho esperado. As principais razões para a exclusão de aplicativos são os seguintes:

1.Eu raramente utilizava o app
2.Eu precisava liberar memória no meu telefone
3.Eu achei que o app estava consumindo muita bateria do meu telefone
4.Eu encontrei aplicativos melhores para substituí-los
5.O aplicativo tinha muitas questões técnicas
6.O aplicativo me enviava muitos anúncios ou alertas
7.O aplicativo não era fácil de usar
8.Eu estava gastando muito tempo usando o aplicativo

Curiosamente os motivos 1 e 8 são opostos: aplicativos com utilização baixa geram a mesma percepção que aqueles utilizados em demasia. Ambos são fortes candidatos ao descarte.

escola-brasileira-de-games-aplicativos-x-web-movel

Um fato interessante e talvez o mais importante dessa pesquisa é que a confirmação de que existem padrões no uso de aplicativos e internet móvel (embora não sejam extremamente rígidos):

Os aplicativos são mais frequentemente utilizados:

Em mercados onde os consumidores se envolvem e se engajam regularmente com uma marca, varejista ou reconhecem a utilidade do app para uma ou mais atividades que já realizam regularmente.

Os consumidores pesquisados afirmam que os aplicativos oferecem:

1.Maior comodidade por conta de um acesso mais fácil
2.Seu conteúdo é facilitado para a tarefas à mão
3.As informações do usuário são salvas

Quando a web móvel é mais frequentemente utilizada:

Quando são necessárias sucessivas e constantes pesquisas e comparações entre marcas para fazer uma compra, não querem baixar um aplicativo para cada uma, ou desejam replicar a “experiência desktop”.

Os consumidores pesquisados relataram que a web móvel oferece:

1.Capacidade de alternar entre marcas para realizar pesquisas comparação
2.Evita ter muitos aplicativos baixados
3.Replica a experiência de navegação via PC

Essas são grandes dicas para os players do mercado, sobre como desenvolver aplicativos não só úteis mas também cativantes (e se possível, indispensáveis), e também a importância de disponibilizar um website mobile friendly a fim de evitar a perda de transações comerciais e potenciais clientes. Ambas as alternativas devem ser encaradas como ferramentas complementares para atingir uma audiência mobile cada vez mais ampla.

Fonte: Marketing Land

Cursos com desconto e sugestões para aprender mais sobre: Desenvolvimento de Apps e Games