Os maiores desafios na carreira de um app developer

Juned Ahmed é o fundador e diretor de marketing na Indian App Developers, empresa líder no desenvolvimento de apps iBeacon

A internet “fixa” (desktop/laptop) torna-se cada vez mais uma coisa do passado. O futuro está cada vez mais na internet móvel com o recursos inteligentes para smartphones. Estes dispositivos permitiram poder absoluto para que o usuário faça uma grande variedade de tarefas, mesmo em movimento. Considerando esse aspecto e vantagem, as empresas que querem se tornar ou manter-se competitivas devem ter sites projetados ou redesenhados de modo que sejam compatíveis com diferentes versões de sistemas operacionais e sistemas que variam e atualizam a todo momento como iOS, Android, Symbian, Windows Mobile e etc.

O desenvolvimento de aplicativos móveis é uma tarefa hercúlea para os desenvolvedores, que tem que se atentar a uma ampla gama de configurações, especificações de hardware e diferentes tamanhos de tela. Todo o processo acontece em padrão sequencial: A primeira fase é entender a necessidade do cliente. A segunda etapa é a de desenvolvimento. A terceira são os testes. Se não houverem falhas críticas no funcionamento, está tudo pronto para o lançamento.

Mobile Apps Category (Portuguese)300x250

Conceitos básicos

Uma coisa importante a se ter em mente é a restrição de alguns conceitos básicos: o desenvolvimento de aplicativos móveis é bem diferente de desenvolvimento de aplicações web. Na verdade, o desenvolvimento de aplicações para a plataforma móvel é mais exigente. Primeiro e mais importante é a diversidade envolvida em inúmeros dispositivos em seguida, os padrões de conectividade, logo depois a capacidade de armazenamento do dispositivo. É necessária toda uma abordagem estratégica para que os apps sejam aceitos e utilizados globalmente.

E qual seria a estratégia perfeita para facilitar todo esse processo? Não há nenhuma solução mágica e nem resposta definitiva. O desenvolvedor terá que trabalhar para cada app funcione perfeitamente, levando em consideração a plataforma para a qual o aplicativo está sendo desenvolvido e o público-alvo para quem o app que se destina.

escola-brasileira-de-games-app-developer

Esta é a era da abundância: temos muitas plataformas de desenvolvimento, o aumento no número de modelos de telefones celulares que provoca uma enorme popularidade no uso de aplicativos, a publicidade desempenha um papel fundamental e ajuda a disseminar os benefícios de se ter um app específico em seu dispositivo, e a integração das mídias sociais também ajuda as pessoas a discutir e se envolver mais com o uso de aplicativos.

Múltiplos desafios

Desenvolver aplicações multi-plataforma pode ser extremamente desafiador. Ainda existem muitas restrições, inúmeras demandas, centenas de empresas de desenvolvimento de aplicativos que oferecem serviços relevantes. É de vital importância decidir previamente qual tipo seria mais relevante entre aplicativos nativos, aplicativos HTML5 e aplicativos híbridos, onde cada um tem sua própria quota de prós e contras. Posteriormente desenvolvedores necessitarão ter acesso a diferentes SDKs (kits de desenvolvimento de software) que oferecem a plataforma certa para projetar, bem como testar o código em um ambiente simulado.

O desenvolvimento de aplicativos móveis é um reflexo puro do fato de que a mudança é constante. Com o passar do tempo, há novas exigências e novidades. A fim de aumentar a eficiência de um aplicativo, quem atua nesse ramo, em qualquer que seja a etapa da cadeia de negócio tem obrigatoriamente que estar atualizado com as novidades.

Conteúdo oferecido por:

STA_PrimaryLogo_Black

Pacotes de Cursos da Escola Brasileira de Games

Agrupamos as principais especialidades para que você escolha o seu caminho profissional na área de Jogos Digitais

Saiba mais

Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.